sábado, 18 de setembro de 2010

Découpage

Bom vamos abordar a Découpage hoje, como o nome do Blog é Bordado & Cia expandimos para outras técnicas também.

Découpage nada mais é que Arte de revestir com gravuras. A palavra de origem francesa “découpage” significa recortar gravuras de papel e com estas revestir superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido.

A Découpage é uma técnica muito interessante e com possibilidades infinitas de figuras ou recortes que você aplica no objeto dando um acabamento maravilhoso e que bem feito encanta. A base normalmente são objetos feitos em lâminas de pinho, papelão, madeira pinus ou MDF, Duratex, tecidos, superfícies metálicas, vidro, velas, etc . As malas produzidas em Duratex ficam lindas quando decoradas com rótulos ou etiquetas antigas.
As figuras podem ser recortadas de vários tipos de papéis. Os mais utilizados são os importados da Itália e Austrália. Estão sendo produzidos alguns papéis no Brasil. Apesar de terem textura diferente dos papéis importados são muito utilizados, principalmente os comercializados pela soliarte: Daiara e Déia&Fabi. No final os trabalhos ficam muito bonitos. Podem-se comprar as figuras pré-recortadas, também importadas.
Existem dois períodos na prática da découpage. No primeiro período os produtores de peças em Découpage tinham que se virar para aplicar os recortes e no acabamento um bom verniz sempre ajudava na proteção final. Com o aumento da utilização dos guardanapos houve a necessidade de produtos (colas especiais) para aplicação e proteção. Surge então o segundo período da découpage onde as colas especiais se tornaram produtos indispensáveis na elaboração de produtos de qualidade.

Interessante é a história dos guardanapos. Conta o consultor Dalilo, especialista em guardanapos de primeira linha, que os guardanapos eram produzidos (principalmente na Alemanha e Holanda) para mesa posta, fazendo às vezes uma composição com pratos, xícaras, etc. Um detalhe muito importante, e por exigência dos consumidores mundo afora, é que os guardanapos produzidos na Europa são coloridos com corantes naturais a base d’água para serem levados à boca. Os artesãos começaram a utilizar o guardanapo no artesanato por sua textura (utiliza-se somente uma das 3 folhas do guardanapo) que facilitava a penetração da cola permeando o guardanapo no objeto a ser decorado.

Rapidamente os fabricantes de material para artesanato desenvolveram colas especiais que permitiram a aplicação também em tecidos (podendo ser lavados até em máquinas) e vasos que depois poderão ficar expostos às intempéries. Os fabricantes ficaram deslumbrados com a nova utilização do produto e aumentaram consideravelmente sua produção. A maior surpresa para os fabricantes foi a grande exportação dos guardanapos para o hemisfério sul, que não utiliza esses guardanapos para mesa posta e sim firmemente no artesanato.

Materias Básicos:
* Peça ou objeto produzido em madeira ou MDF, lâmina de madeira (pinho), papelão paraná, tecido, vidro, porcelana ou cerâmica;
* Tinta PVA ou acrílica (os fabricantes de tintas recomendam o Esmalte sintético (principalmente à base d’água); Os artesãos utilizam PVA;
* Um bom pincel;
* Cola branca, Mod Podge, goma laca, termolina (Resina), Cola para découpage Mural ou gel para découpage;
* Silicone Daiara e boleador para trabalhos em 3D;
* Papel especial para découpage, papel seda para découpage, guardanapo, decalque, adesivo e até recortes de papéis para presente. As cópias xerox são utilizadas, neste caso deve-se atentar aos direitos de arte e impressão. Uma opção interessante é a colagem de tecidos (usados normalmente na técnica Patchwork);
* Rolo de espuma ou rolete para découpage;
* Tesoura;

Verniz à base d’água para proteção e acabamento final do produto.

Estou cada vez mais impressionada com esta técnica.
Breve novas postagens.

*Texto retirado da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário